terça-feira, 12 de agosto de 2014

GP Memorável 1# - México 1986

Largada do GP do México de 1986
Em 2015 México volta a F-1, e por isso eu quis mostrar um dos melhores GPs que aconteceram lá, o de 1986.

Depois de 16 anos sem GP do México, eles voltavam exatamente no mesmo ano de sua 2º Copa (1970 e 1986), mas Copa pouco importa na F-1. Senna fez a volta mais rápida do treino seguido por Piquet e Mansell que brigavam pelo titulo e depois em 4º Berger com os neumáticos Pirelli, motor BMW e com uma equipe de marca de roupas (não sei se naquela época já era isso).

Mansell precisava de uma vitória para já conquistar o titulo, que começou a sair de suas mãos após a largada. Senna e Piquet largam bem pulando na frente, mas Mansell fica.

Após a primeira volta os 4 primeiros eram: Piquet (que passou Senna), Senna, Berger e Prost. A corrida de Mansell tinha que ser de recuperação, mesmo assim ele já para algumas voltas depois, tendo que "nadar" tudo de novo. Em 10 voltas vários carros já saem com problema de motor e de turbo.

Lá pela volta 30 Mansell estava parando mais uma vez. Keke Rosberg na 32º volta fura o pneu deixando livre o caminho para Mansell até o 5º lugar, a partir dali vinha a parte dificil, passar Berger, Prost, Senna e Piquet, que já começaram a parar, primeiro com Alain Prost (que fez a parada mais cedo), depois Piquet.

Mansell ainda estava longe, Ayrton se mantia na liderança seguido por Berger.

A Lotus número 12 de Senna foi para o boxe deixando Berger na ponta com seus ótimos pneus Pirelli que resistiam bastante. Senna voltou em 2º seguido por Piquet, que começou a ter problemas após a parada deixando Prost se aproximar e passar facilmente.

Mansell já estava tomando 1 volta dos lideres (Berger, Senna e Prost), enquanto Piquet ficava atrás de Johansson e Patrese. Prost logo passou Senna já mirando Berger, que infelizmente para o françês estava a mais de 35s a frente.

Mansell e Piquet, antes da largada
Apenas Prost e Senna estavam na mesma volta que Berger, e quando Prost encaminhava deixar Piquet uma volta atrás... aparece Nigel Mansell com "sangue no zóio" atrás de Piquet, mas ainda tinha que passar Alain Prost que estava uma volta a frente. O françes nem quis saber e deixou o "Leão" ir atrás de Piquet, que precisaria de um 4º lugar para ter chances na Austrália.

Ayrton Senna estava sendo perseguido pela Ferrari de Stefan Johansson, que a poucas voltas do fim estoura o motor, quando a imagem é cortada, vê-se uma Brabham fora da pista, era a de Patrese, deixando Piquet em 4º e Mansell em 5º.

Berger comemorando a vitória, metros antes da bandeirada
A vitória de Berger se concretizou, seguido de Prost que teria chances de titulo (ele que ganharia na Austrália e conquistaria o campeonato de 1986) depois Ayrton Senna com quase 1min de diferença para Berger, em 4º Piquet segurando Mansell e fechando os pontos Alliot. Era a primeira vitória de Berger e da Benetton.

RESULTADOS DO GP DO MÉXICO DE 1986:

  1. Gerhard Berger - Benetton
  2. Alain Prost - McLaren
  3. Ayrton Senna - Lotus
  4. Nelson Piquet - Williams
  5. Nigel Mansell - Williams
  6. Philippe Alliot - Ligier
  7. Thierry Boutsen - Arrows
  8. Andrea de Cesaris - Minardi
  9. Christian Danner - Arrows
  10. Jonathan Palmer - Zakspeed
  11. Martin Brundle - Tyrrell
  12. Stefan Johansson - Ferrari
  13. Riccardo Patrese - Brabham
  14. Alessandro Nannini - Minardi
  15. René Arnoux - Ligier
  16. Allen Berg - Osella         (ele levou 7 voltas de Berger)
Esses foram os pilotos que COMPLETARAM.

Buzão do Piquet
Outro fato curioso dessa corrida foi o famoso "Buzão do Piquet", quando ele levou Philippe Alliot, Johansson e Arnoux, já no final da corrida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário