quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Piloto Memorável 9# - Alessandro Nannini

Alessandro Nannini
Alessandro Nannini nasceu em Siena na Itália em 7 de julho de 1959. Inicio sua carreira no motocross e passou pelo rali até chegar a F-1 em 1986.

Estreou no GP Brasil de 1986, pela Minardi, que já o apoiava desde 1982. O começo de Nannini é desastroso, não completa 15, isso mesmo 15, das 16 provas. Apenas no México, Nannini consegue um 14º lugar. Nem ele nem de Cesaris pontuaram.

Nannini em sua Minardi
Em 1987, Nannini se mantém na Minardi e pouco faz novamente. Nas 8 primeiras provas não termina, na Hungria termina em 11º, na Itália em 16º e em Portugal em 11º. Mesmo assim a Benetton faz uma aposta arriscada, tira e aposenta Teo Fabi e coloca o italiano.

O começo de 1988 é desastroso, Nannini tem problema no motor e não termina. Em San Marino o italiano conquista seu primeiro ponto com um 6º lugar. Voltaria a pontuar na França e conseguiria um pódio no espetacular GP da Grã - Bretanha de 1988, ainda voltaria a outro pódio no "ano McLaren", no GP da Espanha. Nannini ainda conseguiria um 5º lugar no Japão. Com isso Nannini fecha o campeonato em 10º.

Nannini no pódio no GP do Japão de 1989
No ano de 1989, Nannini seria o primeiro piloto, já que Boutsen foi para a Williams. No Brasil termina em 6º e consegue um 3º em San Marino. Nannini teria que esperar mais alguns GPs para pontuar novamente. No GP da Grã-Bretanha, Nannini consegue um 3º, na Bélgica um 5º e no Estoril um 4º. No Japão a disputa do titulo estava entre Senna e Prost. Prost bate em Senna que é desclassificado dando a vitória para Nannini em sua Benetton. Na Austrália Nannini ainda conseguiria um 2º lugar. Ao final do ano, Nannini fica em 6º com 32 pontos

Piquet pilotando a Benetton de 1990
Em 1990 a Benetton manteria Nannini. O começo do ano derradeiro da vida de Nannini foi terrível, mas em San Marino volta a ter outro pódio, no México consegue um 4º e na Alemanha um 2º e um 4º na Bélgica. Os seus dois úlimos resultados na F-1 seriam um 6º e um pódio na Espanha com um 3º lugar. Após o GP da Espanha, Nannini sofreria um acidente de helicóptero, comprometendo seu braço direito. Nannini perderia a vaga para Moreno nos GPs seguintes e o brasileiro aproveitou para impressionar os dirigentes da Benetton, fechando as portas para sempre para Nannini que nunca mais retornou a F-1, mesmo após ótimos resultados em outras competições nos anos seguintes.

O que eu penso: Na minha opinião Nannini foi um dos melhores pilotos injustiçados. Nannini provavelmente se manteria na Benetton nos anos seguintes e sem dúvida não daria espaços para a entrada de Schummy na Benetton, no final de 91. Infelizmente acabou sofrendo um grava acidente de helicóptero, tendo seu braço seriamente danificado.
NOTA: 8,9

Nenhum comentário:

Postar um comentário