segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Piloto Memorável 19# - Stefano Modena


Na cidade italiana de Modena, no dia 12 de maio de 1963, nascia Stefano, que tinha o sobrenome igual ao de sua cidade natal. Em 1987, Stefano conquistou o Campeonato de Fórmula 3000, e isso o rendeu uma chance na F-1, na equipe Brabham. Na Austrália, Modena que largou em 15º, acabou abandonando por causa de dores no corpo, já que ele ainda não tinha um bom fisico para a F-1.


Mesmo com o abandono, Modena é contratado para correr pela EuroBrun em 1988, já que Brabham tinha se retirado da categoria. Foi uma tarefa difícil para Stefano, que carregava seu carro nas costas. Por incrível que pareça, Stefano não se classificou em apenas 4 das 16 corridas, mas em outras 2 foi excluido. Sua primeira corrida completada foi no Canadá em 1988, Modena acabou em uma 12º colocação, que seria repetida na Grã-Bretanha. Na Hungria, Stefano conquista o melhor resultado da equipe EuroBrun, um 11º posto.


Com a volta da Brabham para a F-1 em 1989, Modena voltou a ela. O carro foi competitivo no começo da Temporada, mas o final... Stefano foi ao pódio em Mônaco, após dois abandonos seguidos. Parecia que a carreira de Stefano começaria a mudar, mostrando que era um bom piloto, mas não. Teve um sequência de 5 corridas com abandono, e teve como melhor colocação um 8º lugar na Austrália.


Mesmo com o péssimo desempenho no final do ano, Modena se manteve na equipe Brabham. Logo na primeira corrida, nos EUA, Stefano pontuou com o 5º posto. Mas no resto do ano, novamente, não voltou a ganhar pontos. Stefano era regular, até quando desse, mas sua regularidade não chegava perto dos pontos, seu melhor resultado foi um 7º lugar no Canadá.


Foi para a Tyrrell em 1991, e começou bem, com o 4º lugar no GP dos EUA. Três corridas depois, todas com abandono, Modena volta ao pódio, agora com o 3º lugar que virou 2º posto, após o abandono de Nigel Mansell. Modena voltava ao pódio, mas dava adeus ao champagne. Diferentemente de outros anos, Modena pontuou no final do ano, agora com o 6º posto no Japão.


Após um ano consideravelmente bom em 1991, Eddie Jordan quis trocar seus pilotos, e acabou chamando Stefano Modena, que errou mais uma vez na escolha de um equipe. Stefano acabou não se classificando 4 vezes, com o péssimo carro da Jordan. Se passara 11 corridas, e Modena não tinha completado nenhuma corrida, ou por não ter se classificado, ou por não ter terminado. Na Austrália, já quando não tinha contrato, acabou pontuando com o 6º posto. Mesmo com o resultado, Stefano acabou sem emprego em 1993, "fechando" sua carreira na F-1.

Minha Opinião: Mais uma piloto injustiçado da F-1, ele é como Roberto Moreno, mas italiano. Era bom piloto, rápido, e muitas vezes regular, mas o seu azar foi sempre escolher equipes erradas para correr, sua primeira escolha errada foi ir para EuroBrun, depois voltar a Brabham, e mais tarde ir para a Jordan que fez seu pior carro.
NOTA: 7,9

Nenhum comentário:

Postar um comentário