quarta-feira, 11 de março de 2015

GP Memorável 32# - Alemanha 1994


GP da Alemanha de 1994, mais uma corrida daquele que estava a ser o ano mais terrível da F-1, com duas mortes, inúmeros acidentes que deixaram pilotos lesionados e algumas suspensões, uma delas a de Michael Schumacher, que aconteceria nas corridas seguintes. Graças aos motores V12, a Ferrari alinhava na primeira fila, com Berger em 1º e Alesi em 2º. Hill era 3º com seu rival Schumacher em 4º, 5º era Katayama, 6º Coutlhard, 7º Blundell, 8º Häkkinen, 9º Frentzen e 10º era Irvine.

Na largada duas confusões, uma lá atrás e outra na primeira curva. Primeiro Andrea de Cesaris tocou em Zanardi que envolveu também as Minardis. Lá na frente, Mika Häkkinen tocou em Coulthard e atravessou a pista, Blundell freou a tempo, mas que veio atrás bateu nele. Para piorar a situação, em menos de uma volta, Alesi e Hill tiveram problemas.


Com isso, com menos de 1 volta completada já estavam fora: Michele Alboreto, Alessandro Zanardi, Pierluigi Martini, Andrea de Cesaris, Johnny Herbert, Rubens Barrichello, Eddie Irvine, Heinz-Harald Frentzen, Mika Häkkinen, Mark Blundell e Jean Alesi (Problemas elétricos). Ao final da primeira volta, Berger era o primeiro, Schumacher em 2º e Katayama era o 3º. Enquanto isso as duas Williams ficava nos boxes, tentando resolver os problemas, coisa que conseguiram, mas a equipe demorou tanto, que Hill e Coulthard voltaram quase duas voltas atrás de Berger.

O japonês que era terceiro acabaria rodando, e voltas depois abandonaria com problemas. Enquanto isso Schumacher fazia pressão em cima de Berger, que resistiu até a parada do alemão, que voltou atrás de Panis, Bernard e Verstappen, passando todos até a volta 15, quando era a vez de Jos parar. Nessa parada tudo estava correndo normalmente, quando gasolina é espirrada para todo lado, pegando nas partes quentes do carro, que virou uma bola de fogo, que foi controlado rapidamente.

Momento: "TÁ PEGANDO FOGO BICHO"
O susto foi terrível, e Verstappen foi levado ao hospital junto com outros mecânicos para exames mais detalhados. Duas voltas depois, Coulthard teria problemas elétricos, e logo após disso, a McLaren de Brundle estouraria o motor.

Na abertura da volta 20, Schumacher vê que seu motor começa a fumar, e com isso abandona a prova, com problemas no seu motor Ford, e muito torcedores alemães, chateados saíram do autódromo. Na mesma volta Berger para, e sai antes que Schumacher conseguisse chegar aos boxes para abandonar. A surpresa até aquele momento era as Ligiers estarem no pódio, mas havia outra surpresa maior, as duas Simteks correndo entre os 10 primeiros.


A alegria das Simteks duraria pouco, já que ambos os carros abandonariam nas voltas 37 e 39, com problemas no Clutch e no motor. Um momento engraçado foi ver David Brabham caminhando até voltar aos boxes, e enquanto estava fazendo isso, tropeçou, e percebeu que havia um "camera-man" logo acima dele, a sua única reação foi dar risada...

A corrida continuou, e Hill tentou se aproximar dos pontos, e não conseguiu. A Ferrari e Berger voltaram a vencer, com Panis e Bernard fechando o pódio, enquanto Fittipaldi, Morbidelli e Comas fecharam os lugares pontuáveis...



RESULTADOS:

  1. Gerhard Berger - Ferrari
  2. Olivier Panis - Ligier
  3. Éric Bernard - Ligier
  4. Christian Fittipaldi - Footwork
  5. Gianni Morbidelli - Footwork
  6. Érik Comas - Larrouse
  7. Olivier Beretta - Larrouse
  8. Damon Hill - Williams
Esses foram os pilotos que terminaram e foram considerados classificados.
Volta mais rápida: David Coulthard - 1:46:211

  • MELHOR PILOTO: Gerhard Berger
  • SORTUDO: Jos Verstappen / Michael Schumacher
  • AZARADO: Damon Hill / Jean Alesi
  • SURPRESA: Olivier Panis / Éric Bernard
Berger foi impecável o fim-de-semana inteiro, e não deixou espaço para erros e voltou a vencer. Verstappen teve sorte daquela bola de fogo não ter sido fatal, enquanto Schumacher teve sorte para não ver Hill, um dos azarados nos pontos. Alesi e Damon eram dois pilotos que muito provavelmente estariam no pódio. Pódio que teve as surpresas, as duas Ligiers, que nem sequer ponto tinham naquela Temporada.


Curiosidades:
- Primeiro e último pódio de Bernard
- Primeiro pódio de Panis
- Últimos pontos para Fittipaldi, Bernard e Comas
- Última vez até hoje (11/03/2015) que dois pilotos conseguiram seu primeiro pódio de uma só vez.

Campeonato de Pilotos
  1. Michael Schumacher - Benetton Ford - 66pts
  2. Damon Hill - Williams Renault - 39pts
  3. Gerhard Berger - Scuderia Ferrari - 27pontos
  4. Jean Alesi - Scuderia Ferrari - 19pts
  5. Rubens Barrichello - Jordan Hart - 10pts
Campeonato de Construtores
  1. Benetton Ford - 67pts
  2. Scuderia Ferrari - 52pts
  3. Williams Renault - 43pts
  4. McLaren Peugeot - 14pts
  5. Jordan Hart - 14pts
Imagens tiradas do Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário