sábado, 14 de março de 2015

GP Memorável 33# - Hungria 1997


Semanas após o GP alemão, que teve como vencedor Gerhard Berger, dando a Benetton aquela que seria sua última vitória. Infelizmente para o austríaco o treino não foi daqueles melhores, e por isso largou em 7º, já a pole era de Michael Schumacher, tendo seu rival, Jacques Villeneuve, ao seu lado. A surpresa era Damon Hill, que largava em 3º com a Arrows Yamaha, Häkkinen, Irvine, Frentzen, Coulthard, Alesi e Herbert completavam o TOP 10 para a largada. No Warm-Up, Schumacher se acidenta, e acaba perdendo  seu carro titular, que ficou pronto a tempo, mas não tinha bom desempenho, por isso ele preferiu largar com o carro reserva.

Na largada tudo se sai bem para Schumacher, Hill e Irvine, enquanto Villeneuve cai para a 5º colocação, coisa que era terrível para o Campeonato. O alemão começaria a se arrepender de sua escolha, tendo um carro sem equilíbrio, o alemão segurou Hill, Irvine, Häkkinen, Villeneuve, Frentzen e Herbert. O azarado nisso tudo foi Irvine, que parou na volta 7 com problemas nos pneus, e poucas voltas depois, mais precisamente na volta 11, Damon Hill assumiu a ponta da corrida após fazer uma bela ultrapassagem sobre Schumacher.


Apenas uma volta depois, Mika Häkkinen parou com problemas hidráulicos em sua McLaren, enquanto Villeneuve ia ao ataque de Schumacher, que duas voltas depois parou, deixando o canadense em 2º. Já o alemão começaria a perder mais ainda rendimento ficando cada vez mais para trás, mesmo com as paradas de Herbert e Coulthard.


A corrida já estava mais da metade completa, quando Hill abria cada vez mais para Villeneuve que tinha Coulthard pressionando-o logo atrás, já Schummy tinha Fisico que tentava de todas as formas passar o alemão, logo após completar mais uma volta, Fischella arriscou tudo na primeira curva, ambos atrasaram a freada, e ao mesmo tempo acabaram perdendo aderência, o pior foi para o italiano, que além de perder a aderência, teve que tentar desviar da Ferrari, com isso ele rodou e abandonou.

A briga da corrida iria se tornar entre Villeneuve e Coulthard, que tentava de tudo para passar a Williams. Sua McLaren teria problemas elétricos na volta 65, deixando Villeneuve folgado com a 2º colocação, e colocando Herbert no pódio.


A briga da prova mais uma vez estava com Schumacher, mas dessa vez não era um carro, e sim outros 3, Ralf, Irvine e Nakano. O alemão fez de tudo para segurar a fila, e conseguiu. Enquanto isso, Hill ficava a 2 voltas do final, e infelizmente os problemas no acelerados começariam a aparecer, e a diferença que era de 34s para Villeneuve acabou indo embora rapidamente. Na abertura da última volta, com problemas hidráulicos e no acelerador, Hill perdeu a ponta para Villeneuve, que tacou seu carro mais para fora do que para dentro da pista.

Villeneuve venceu sua corrida menos merecida, com Hill em segundo, Herbert em 3º, e completando os pontos Schumacher, Ralf e Nakano, que acabou tocando com Irvine.


RESULTADO:

  1. Jacques Villeneuve - Williams
  2. Damon Hill - Arrows
  3. Johnny Herbert - Sauber
  4. Michael Schumacher - Ferrari
  5. Ralf Schumacher - Jordan
  6. Shinji Nakano - Prost
  7. Jarno Trulli - Prost
  8. Gerhard Berger - Benetton
  9. Eddie Irvine - Ferrari
  10. Ukyo Katayama - Minardi
  11. Jean Alesi - Benetton
  12. Tarso Marques - Minardi
  13. Mika Salo - Tyrrell
Esses foram os pilotos que terminaram e foram considerados classificados.

  • MELHOR PILOTO: Damon Hill
  • SORTUDO: Jacques Villeneuve
  • AZARADO: Michael Schumacher
  • SURPRESA: Johnny Herbert
Hill foi o vencedor moral da melhor corrida de sua carreira, até hoje eu penso "E se Damon tivesse ganho essa corrida?" Sem dúvida a Arrows faria uma imensa festa, é triste quando você está assistindo, mesmo se já for pela 10º vez, você fica muito chateado, e é como eu fiquei quando eu assisti pela primeira vez. uns 2 anos atrás, e agora, assistindo pela 5º ou 4º vez ainda fico decepcionado. Villeneuve conquistou pontos preciosos que daria a ele o título no fim da Temporada. Hill também foi azarão, mas aquilo que ele fez supera qualquer azar, por isso Schummy foi azarado de bater no Warm-Up e depois perder rendimento. Johnny fez sua corrida, quietinho e ganhando boas posições, o britânico chegou ao pódio.


Curiosidades Sobre a Corrida: 
- Último pódio da Arrows
- 100º vitória da Williams
- Último pódio do motor Yamaha
- Último ponto de Shinji Nakano

Campeonato de Pilotos

  1. Michael Schumacher - Scuderia Ferrari - 56pts
  2. Jacques Villeneuve - Williams Renault - 53pts
  3. Jean Alesi - Benetton Renault - 22pts
  4. Gerhard Berger - Benetton Renault - 20pts
  5. Heinz-Harald Frentzen - Williams Renault - 19pts
Campeonato de Construtores
  1. Scuderia Ferrari - 74pts
  2. Williams Renault - 72pts
  3. Benetton Renault - 46pts
  4. McLaren Mercedes - 28pts
  5. Prost Mugen-Honda - 20pts
Imagens tiradas do Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário