quinta-feira, 7 de maio de 2015

GP Memorável 43# - San Marino 1984


Havia passado apenas 7 dias depois do GP da Bélgica. E nesses dias os ânimos na Itália aumentaram, já que Michele Alboreto havia vencido a última corrida, e era um dos favoritos ao título daquela temporada que ainda prometia ser boa. Havia também mais mudanças para a prova em Imola, começando com Marc Surer, que se mantinha na Arrows, que dava a ele a chance de guiar o A7 com motor BMW turbo. A outra mudança era na Osella, que inscreveu mais um carro para a corrida, esse o de número 30, do jovem e promissor austríaco Jo Gartner.

Nos treinos, um dia com pista seca e outro com molhada, nada que iria mudar muito o grid de domingo. A Toleman acabou se envolvendo em uma briga com a Pirelli, fazendo que os carros britânicos não participassem do Q1 feito embaixo de chuva. No Q2 a equipe de Cecotto e Senna conseguiu andar, conseguindo a 19º colocação para o venezuelano, enquanto o brasileiro tivera problemas.


A equipe tentou solucionar de várias formas o problema no carro 19, enquanto Ayrton esperava a chance de sair dos boxes e marcar seu tempo, coisa que ele conseguiu fazer, mas com um carro que fez o penúltimo tempo na qualificação, e dando o brasileiro o último lugar na classificação, já que Ghinzani havia feito um tempo melhor na chuva do que Ayrton conseguiu fazer no seco. Essa foi a única vez que o brasileiro não conseguiu se classificar....

Agora voltando para o normal, Nelson Piquet marcou mais uma pole com sua Brabham BMW com o tempo de 1:28.517, mais de 100 milésimos mais rápido do que Alain Prost, o outro que alinhava na primeira fila. Logo depois vinha Keke Rosberg, que colocara mais uma vez sua Williams de motor Honda na segunda fila. A Renault de Derek Warwick era o 4º colocado, enquanto o 5º e o 6º eram Niki Lauda e René Arnoux.


Fechando o TOP TEN estavam Manfred Winkelhock, mais uma vez surpreendendo com a ATS, Eddie Cheever com a Alfa, Teo Fabi com a Brabham e Riccardo Patrese com a outra Alfa. Três pilotos de linha de frente havia feito um mau treino, eram Elio de Angelis, que largava em 11º, Michele Alboreto, largava em 13º, e Patrick Tambay que largava em 14º. Entre eles estava Andrea de Cesaris, que no domingo faria uma maravilhosa apresentação.

Nigel Mansell colocou sua Lotus numa posição muito ruim, entre Hesnault e Cecotto, na 18º colocação. Jacques Laffite era o 15º e Marc Surer era 16º. Atrás do companheiro de Ayrton estavam Thierry Boutsen e Stefan Bellof, que colocara mais de meio-segundo entre ele e Martin Brundle, o 22º colocado. Alliot, Baldi, Palmer e Gartner fechavam o grid, que não teria Ghinzani e nem Senna, que tomaram, respectivamente, 12.273s e 13.068s de Piquet.


Havia ameaça de chuva para o meio da corrida, ameaça que não se consolidou enquanto a prova estava acontecendo. Andrea de Cesaris, infelizmente, teve problemas em sua Ligier e não iria largar no grid, mas dos boxes. Quando as luzes ficaram verdes, Keke Rosberg mais uma vez largou mau, da mesma forma de Niki Lauda. Enquanto isso Alain Prost fez uma ótima largada e passou Piquet na Tamburello.

Michele Alboreto fez uma incrível largada, saindo de 12º para em poucas voltas estra grudado em Winkelhock. Prost era o primeiro, Piquet o segundo, Warwick o terceiro, Arnoux o quarto e Manfred o quinto. Rapidamente o italiano da Ferrari passou pela ATS e foi em busca da quarta colocação que era de seu companheiro René Arnoux. Quando começou a pressionar Arnoux, Alboreto começou a perder tempo sem conseguir passa-lo.


Com isso, Niki Lauda veio lá de trás, tirando uma diferença absurda a cada volta, até chegar em Albo, que chegou resistir, mas logo cedeu ao ataque do austríaco que tinha como próximo alvo René, que nem chegou a disputar posição. Agora Lauda ia para o ataque em cima de Derek Warwick, mas o piloto da Renault conseguiu segurar a pressão por uma boa quantidade de voltas, quando Niki Lauda estourou seu motor.

Até aquele momento da corrida, François Hesnault já havia batido, da mesma forma de Patrick Tambay bateu na Tosa. Keke Rosberg teve problemas elétricos, Nigel Mansell rodou, Riccardo Patrese teve problemas elétricos e Jacques Laffite estourou seu motor. Quase dez voltas depois do abandono de Lauda, foi a vez de Michele Alboreto parar com problemas no escapamento de sua Ferrari.


A partir dai a prova começaria a ficar chata, sem muitas disputas Alain Prost erraria sozinho e rodaria, mas nada que o comprometesse. Quem estava fazendo boa prova era de Cesaris que já colocou sua Ligier num lugar pontuável. Winkelhock e Surer seriam os próximos a abandonar após estourarem seus turbos, e na volta 46 foi a vez do estreante Gartner perder o seu motor Alfa.

Nelson Piquet mantinha a segunda colocação após segurar René Arnoux, mas infelizmente estouraria o turbo na volta 48, mesma volta em que Teo Fabi também pararia sua Brabham com o mesmo problema. Agora René Arnoux era segundo e Warwick, que estava perdendo rendimento, era o terceiro. Stefan Bellof, com isso, estava a beira de um lugar pontuável.


O MITO ainda passaria por Derek Warwick para assumir a terceira colocação. O piloto da Ligier estava há voltas de conseguir mais um pódio, mas seu carro começaria a parar com falta de combustível na volta 58, mesma volta na qual Eddie Cheever também parou com o mesmo problema. Quem estava pontuando agora era Bellof com seu quinto posto, enquanto Boutsen era o 6º e se encaminhava para marcar seus primeiros pontos.

de Angelis havia passado Warwick, e era o último piloto que estava na mesma volta de Alain Prost, que cruzou a linha de chegada em primeira, enquanto o italiano parou sua Lotus sem combustível, mas Derek Warwick não conseguiu passar por ele, ficando com um 4º lugar. Arnoux foi o segundo, Stefan Bellof o 5º e Thierry Boutsen o 6º, de Cesaris ainda ficou com o 7º posto.


RESULTADOS:

  1. Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - 1:36:53.679 - 9pts
  2. René Arnoux - Scuderia Ferrari - +13.416 - 6pts
  3. Elio de Angelis - Lotus Renault - Falta de Combustível - 4pts
  4. Derek Warwick - Renault Elf - +1 Volta - 3pts
  5. Stefan Bellof - Tyrrell Ford - +1 Volta - 2pts*
  6. Thierry Boutsen - Arrows Ford - +1 Volta - 1pt**
  7. Andrea de Cesaris - Ligier Renault - Falta de Combustível**
  8. Eddie Cheever - Alfa Romeo - Falta de Combustível***
  9. Mauro Baldi - Spirit Hart - +2 Voltas
  10. Jonathan Palmer - RAM Hart - +3 Voltas
  11. Martin Brundle - Tyrrell Ford - Pressão de Combustível*
  12. Philippe Alliot - RAM Hart - Turbo - OUT
  13. Johnny Cecotto - Toleman Hart - NC
  14. Nelson Piquet - Brabham BMW - Turbo - OUT
  15. Teodorico Fabi - Brabham BMW - Turbo - OUT
  16. Jo Gartner - Osella Alfa Romemo - Motor - OUT
  17. Marc Surer - Arrows BMW - Turbo - OUT
  18. Manfred Winkelhock - ATS BMW - Turbo - OUT
  19. Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - Escapamento - OUT
  20. Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - Motor - OUT
  21. Jacques Laffite - Williams Honda - Motor - OUT
  22. Riccardo Patrese - Alfa Romeo - Elétrico - OUT
  23. Nigel Mansell - Lotus Renault - Rodada - OUT
  24. Keke Rosberg - Williams Honda - Elétrico - OUT
  25. Patrick Tambay - Renault Elf - Colisão - OUT
  26. François Hesnault - Ligier Renault - Colisão - OUT
  27. Piercarlo Ghinzani - Osella Alfa Romeo - DNQ
  28. Ayrton Senna - Toleman Hart - DNQ
Esses foram os pilotos que estavam inscritos para a corrida
Volta Mais Rápida: Nelson Piquet - 1:33.275 - Volta 48


Curiosidades:
- 392º GP
- 11º Vitória Para Alain Prost
- 10º Pole Position de Nelson Piquet
- 10º Melhor Volta de Nelson Piquet
- 20º Pódio de Alain Prost
- 20º Pódio de René Arnoux
- 1º GP de Jo Gartner
- 50º GP de Andrea de Cesaris
- 100º GP de Riccardo Patrese
- 33º Vitória da McLaren
- 40º Melhor Volta da Brabham
- 140º Pódio da Lotus
- 3º Vitória do Motor TAG-Porsche

  • MELHOR PILOTO: Andrea de Cesaris
  • SORTUDO: Elio de Angelis
  • AZARADO: Niki Lauda
  • SURPRESA: Ayrton Senna
Andrea de Cesaris MITOU mais uma vez, agora no GP de San Marino, após largar dos boxes e mesmo assim chegar a estar em 3º, infelizmente acabou abandonando nas últimas voltas. Elio de Angelis herdou o pódio de de Cesaris e ainda faltou combustível para completar a última volta, mas viu Derek Warwick não passar por Prost, deixando ele na 3º colocação. Lauda vinha alucinado no inicio da prova, tinha tudo para fazer uma corrida espetacular e disputar com Prost, mas teve problemas no seu motor. Surpresa foi ver Ayrton Senna fora da corrida, coisa que aconteceu apenas uma vez em sua carreira.


Campeonato de Pilotos***:
  1. Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - 24pts
  2. Derek Warwick - Renault Elf - 13pts
  3. René Arnoux - Scuderia Ferrari - 10pts
  4. Elio de Angelis - Lotus Renault - 10pts
  5. Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - 9pts
  6. Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - 9pts
  7. Keke Rosberg - Williams Honda - 9pts
  8. Riccardo Patrese - Alfa Romeo - 3pts
  9. Eddie Cheever - Alfa Romeo - 3pts
  10. Stefan Bellof - Tyrrell Ford - 3pts
  11. Andrea de Cesaris - Ligier Renault - 2pts/3pts****
  12. Martin Brundle - Tyrrell Ford - 2pts
  13. Patrick Tambay - Renault Elf - 1pt/3pts****
  14. Ayrton Senna - Toleman Hart - 1pt/2pts****
  15. Thierry Boutsen - Arrows Ford - 1pt/2pts****

Campeonato de Construtores***:
  1. McLaren TAG-Porsche - 33pts
  2. Scuderia Ferrari - 19pts
  3. Renault Elf - 14pts/17pts****
  4. Lotus Renault - 10pts
  5. Williams Honda - 9pts
  6. Alfa Romeo - 6pts
  7. Tyrrell Ford - 5pts
  8. Ligier Renault - 2pts/3pts****
  9. Toleman Hart - 1pt/2pts****
  10. Arrows Ford - 1pt/2pts****
*Foi DSQ
**Pontuou Com a DSQ de Stefan Bellof
***Contando com a Tyrrell
****Pontuou Com a DSQ da Tyrrell

Imagens tiradas do Google Imagens e GPExperts.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário