terça-feira, 16 de junho de 2015

GP Memorável 46# - Canadá 1985


"Apenas" um mês depois do GP de Mônaco, os pilotos finalmente começariam a correr para valer depois do fiasco do GP belga. O calendário feito pela FISA colocava o Grande Prêmio da Bélgica, disputado em Spa-Francorchamps entre a corrida monegasca e a canadense, mas, da mesma forma de 1984, que pelo menos foi prevista, o circuito se deteriorou muito rapidamente no sábado, e depois de uma reunião, todos decidiram adiar a corrida para setembro.

Havia uma troca importante de pilotos, saia François Hesnault e entrava Marc Surer, que finalmente poderia andar num carro "competitivo", isso se poderia ser chamado de competitivo, já que a própria equipe havia anunciado que o carro nem sequer tinha chances de vitória. Essa troca foi por causa de um dos mais tristes motivos, Hesnault estava fazendo testes em Paul Ricard quando rodou e bateu tão violentamente que acabou ficando preso nos arames farpados e ainda com seu carro impossibilitando sua saída.


Outra mudança era a falta da Zakspeed no grid, tudo por causa do baixo orçamento que a equipe dispunha. Nos treinos, um festival de estouros de motor, começando pelas três unidades perdidas pela Alfa Romeo, duas com Cheever e uma com Patrese. Nigel Mansell viu seu Honda abrir o bico na reta dos boxes, atrapalhando-o ainda mais em um difícil treino.

As Lotus e Ferraris dominaram as duas primeiras filas, com Elio de Angelis tirando a pole de Ayrton Senna por 0.289s. Alboreto e Johansson eram seguidos por Alain Prost e Derek Warwick, que fez um belo treino em relação ao desastroso carro da Renault naquele ano. Thierry Boutsen, a bordo de sua Arrows, superou Keke Rosberg, Nelson Piquet e Patrick Tambay, que fechavam o TOP TEN.


Na 11º colocação estava Eddie Cheever, logo atrás dele Gerhard Berger, que ficava no meio das duas Alfas. Winkelhock fez um bom treino com a RAM, e era o 14º, afrente até mesmo de Andrea de Cesaris, Nigel Mansell e Niki Lauda. Na última parte do grid, Teodorico Fabi com sua Toleman, Jacques Laffite se afundando cada vez mais, Marc Surer em sua desastrosa estreia na equipe do "Tio Jack", Alliot e Ghinzani. A Tyrrell não fez nada de bom, e viu Stefan Bellof largar em 23º e Martin Brundle em 24º. A Minardi (sempre ela) de Pierlugi Martini largava em último.

No domingo, um dia que marcaria a história para fãs de um piloto, Nigel Mansell fez sua estreia com o Red Five em sua Williams. A largada foi boa para as Lotus e Alboreto, enquanto Johansson não conseguiu largar tão bem, perdendo a 4º colocação para Derek Warwick. Nelson Piquet mal fez a primeira curva e já enfrentou os problemas de transmissão, que forçaram seu abandono.


Poucas voltas depois, Teo Fabi foi o segundo á abandonar com problemas no turbo de sua Toleman. Ayrton Senna já havia perdido muita diferença para Elio de Angelis, que escapou na ponta, e teria apenas as Ferraris como principais ameaças. Na volta 5, o brasileiro recolheu para os boxes, com vários problemas em sua Lotus. Segundos depois, de Cesaris apareceu para trocar o bico, já que acabou MITANDO... rodou, depois que voltou ao lado certo da pista acabou acelerando demais, perdendo a traseira e saindo de lado, batendo em Winkelhock, que abandonou com a suspensão quebrada. Keke Rosberg foi outro que parou, mas apenas Senna perdeu muito tempo, 5 voltas.


Lá na frente, Derek Warwick enfrentava problemas de transmissão, caindo para fora das posições pontuáveis. Niki Lauda estava fazendo uma bela corrida de recuperação, disputando a décima colocação com Riccardo Patrese. Colocando uma volta em retardatários, Patrick Tambay comete um erro de calculo e toca em Martini, que roda, mas consegue voltar.

Atacando Prost, Keke Rosberg estava fazendo sua melhor prova de 1985, mas acabou perdendo a chance de subir ao pódio depois de rodar. Muito provavelmente, Elio começou a ter problemas de freio, e com isso perdeu toda a diferença para as Ferraris, que passaram e despacharam o italiano, que ficou muito tempo na terceira colocação.


A corrida perdia seu brilho, mesmo com o abandono de Derek Warwick e o forte acidente de Philippe Alliot, que teve dificuldades para sair de sua RAM, mas estava caminhando normalmente. Ghinzani e Lauda eram os próximos a abandonar, ambos com problema no motor, enquanto isso, Ayrton Senna fazia a melhor volta, estando 5 voltas atrás de Alboreto.

Elio de Angelis se arrastava na pista, e foi apenas uma questão de tempo para Alain Prost passar por ele e ir á caminho do pódio. Voltas depois, foi a vez de Keke Rosberg efetuar a mesma coisa, assumindo o 4º posto. Eddie Cheever ainda teria problemas e não conseguiria pontuar com seu Alfa Romeo, que mais estourava do que andava.


Ao fim de 70 voltas, Michele Alboreto venceu pela 4º vez, apenas a segunda pela Scuderia, enquanto Johansson subiu pela primeira vez ao pódio, tendo, ainda, Alain Prost. Keke Rosberg finalmente pontuou em uma corrida em 1985, enquanto Elio se arrastou para o 5º posto. O último pontinho foi de Nigel Mansell, que, como eu disse, estreava o Red Five.

RESULTADOS:

  1. Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - 1:46:01.813 - 9pts
  2. Stefan Johansson - Scuderia Ferrari - +1.957s - 6pts
  3. Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - +4.341s - 4pts
  4. Keke Rosberg - Williams Honda - +27.821s - 3pts
  5. Elio de Angelis - Lotus Renault - +43.349s - 2pts
  6. Nigel Mansell - Williams Honda - +1:17.878s - 1pt
  7. Patrick Tambay - Renault Elf - +1 Volta
  8. Jacques Laffite - Ligier Renault - +1 Volta
  9. Thierry Boutsen - Arrows BMW - +2 Voltas
  10. Riccardo Patrese - Alfa Romeo - +2 Voltas
  11. Stefan Bellof - Tyrrell Ford - +2 Voltas
  12. Martin Brundle - Tyrrell Ford - +2 Voltas
  13. Gerhard Berger - Arrows BMW - +3 Voltas
  14. Andrea de Cesaris - Ligier Renault - +3 Voltas
  15. Marc Surer - Brabham BMW - +3 Voltas
  16. Ayrton Senna - Lotus Renault - +5 Voltas
  17. Eddie Cheever - Alfa Romeo - +6 Voltas
  18. Pierluigi Martini - Minardi Motori Moderni - Acidente - OUT
  19. Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - Motor - OUT
  20. Piercarlo Ghinzani - Osella Alfa Romeo - Motor - OUT
  21. Philippe Alliot - RAM Hart - Acidente - OUT
  22. Derek Warwick - Renault Elf - Acidente - OUT
  23. Manfred Winkelhock - ATS BMW - OUT
  24. Teodorico Fabi - Toleman Hart - Turbo - OUT
  25. Nelson Piquet - Brabham BMW - Transmissão - OUT
Esses foram os pilotos que participaram da corrida
Volta Mais Rápida: Ayrton Senna - 1:27.445 - Volta 45


Curiosidades:
- 409º GP
- 4º Vitória de Michele Alboreto
- 3º e Última Pole de Elio de Angelis
- Última Primeira Fila da Lotus
- 1º Pódio de Stefan Johansson
- 90º Vitória da Ferrari
- 300º GP da Brabham
- 90º Vitória do Motor Ferrari
- 1º Corrida Com o Red Five


  • MELHOR PILOTO: Jacques Laffite / Niki Lauda
  • SORTUDO: Stefan Johansson
  • AZARADO: Elio de Angelis
  • SURPRESA: N/H
Laffite e Lauda fizeram uma bela corrida de recuperação, dentro do limite de seus carros e tentando se aproximar dos pontos, que não vieram para nenhum deles. Johansson até que estava mais rápido do que Alboreto, mas a Ferrari não deixou ele passar, logo depois Prost chegou e quase tomou o segundo lugar do sueco, que conseguiu pelo menos, segurar na última volta. Elio poderia ter vencido fácil essa, e abrido uma grande diferença no Campeonato, mas os problemas na Lotus...


Campeonato de Pilotos:
  1. Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - 27pts
  2. Elio de Angelis - Lotus Renault - 22pts
  3. Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - 22pts
  4. Patrick Tambay - Renault Elf - 10pts
  5. Ayrton Senna - Lotus Renault - 9pts
  6. Stefan Johansson - Scuderia Ferrari - 7pts
  7. Thierry Boutsen - Arrows BMW - 6pts
  8. Nigel Mansell - Williams Honda - 5pts
  9. Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - 3pts
  10. Keke Rosberg - Williams Honda - 3pts
  11. René Arnoux - Scuderia Ferrari - 3pts
  12. Andrea de Cesaris - Ligier Renault - 3pts
  13. Jacques Laffite - Ligier Renault - 2pts
  14. Derek Warwick - Renault Elf - 2pts
  15. Stefan Bellof - Tyrrell Ford - 1pt


Campeonato de Construtores:
  1. Scuderia Ferrari SpA SEFAC - Ferrari - 156/85 - G - 37pts
  2. John Player Special Team Lotus - Lotus Renault - 97T - G - 31pts
  3. Marlboro McLaren International - McLaren TAG-Porsche - MP4/2B - G - 25pts
  4. Équipe Renault Elf - Renault - RE60 - G - 12pts
  5. Canon Williams Honda Team - Williams Honda - FW10 - G - 8pts
  6. Barclay Arrows BMW - Arrows BMW - A8 - G - 6pts
  7. Équipe Ligier - Ligier Renault - JS25 - P - 5pts
  8. Tyrrell Racing Organisation - Tyrrell Ford - 012 - G - 1pt
Imagens tirdas do Google Imagens e GPExperts.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário