domingo, 21 de junho de 2015

Minha Opinião: F-1 Sem Maldonado, Não É F-1


A verdade é que a corrida não mostrou o que prometeu, mas também não foi um lixo total, especialmente as últimas voltas, quando a frase "F-1 Sem Maldonado, Não É F-1" fez todo sentido... Quem não admira o venezuelano? Até aqueles fãs mais sérios, que defendem a pilotagem mais bonita possível, precisam admitir que amam o estilo de pilotagem do Pastor.

Vamos começar com os acontecimentos nesse fim-de-semana, com o desfile dos pilotos com suas máquinas antigas. Nomes como Nelson Piquet, Niki Lauda, Alain Prost, Gerhard Berger, Jean Alesi, Riccardo Patrese, Christian Danner e Pierluigi Martini. Os carros? A Renault de 1983 tinha o maior escudeiro italiano, a bela Brabham do nosso brasileiro, que mesmo velho nunca perde a "mulequagem", a Zakspeed do alemão, a Ferrari de 1988 do melhor amigo de Senna, a McLaren de 1986 do Professor, a bonita Sauber de 1995 para Jean Alesi, o carro do terceiro e último título de Niki Lauda para ele próprio, e por último, Martini á bordo do carro que estava dirigindo há exatos 30 anos atrás.


E o que vemos no belo "desfile"? Nelsão rodando com sua Brabham e a Minardi estourando seu motor, uma coisa normal. Isso que fazem na Áustria deveria ser repetido no resto do Mundo, porque é muito legal de ver, tanto que o próprio canal da Fórmula 1 no YouTube, fez o upload desse belo vídeo, entrevistando Berger e Lauda: Áustria, 2015.

Vamos para a corrida de Pastor, que largou em 11º, logo atrás de seu companheiro. Durante as primeiras voltas, Maldonado não apareceu muito, só depois das primeiras paragens ele começou a ganhar posições rapidamente, se aproximando de Max Verstappen, agora nas últimas voltas. O venezuelano tentou de tudo, já que estava de pneus super macios enquanto o jovem holandês tinha os macios.

Logo na saída da curva 1, quase que o "nosso herói" perde o controle e roda, mas ele consegue segurar o carro na pista e voltar a atacar Max, que se defende bravamente. Até que chegou um ponto que não dava mais, e esse ponto foi nas duas últimas voltas, quando o Maldo foi fazer a manobra para passar, ele perdeu o controle e ficou de lado em plena a formosa reta dos boxes do Red Bull Ring.

Acho que essa manobra desequilibrou Verstappen, que para não arriscar bons pontos, preferiu passar reto e deixar o venezuelano em paz. Quando vi as loucuras de Maldonado, me lembrei da rodada de Keke Rosberg em Long Beach, no ano de 1983, quando ele largou de maneira fantástica, tocando em Arnoux, e logo depois rodando no lado de Tambay, e voltando em terceiro, logo atrás de Laffite...


Vamos dar uma olhada também e outros momentos da corrida, como o acidente de Kimi com Alonso. O finlandês já estava reclamando da falta de "grip" que seu carro tinha com os pneus frios, um exemplo disso foi sua rodada no Canadá. O problema voltou a se repetir hoje, logo depois da saída de uma das mais lindas curvas do circo da F-1, ele perdeu o controle, e Alonso acabou não conseguindo desviar, e por isso bateu, e ainda teve sorte para não atingir o ex-companheiro gravemente depois que levantou voo.


Para mim, foi um acidente causado pelos problemas na Ferrari de Räikkönen, que já tinha contornado e saído da curva havia metros, por isso a maneira estranha. "Felipe Massa deu show na corrida", para mim não, isso se chama sorte, coisa que o brasileiro não tem há mais tempo do que uma vitória de nosso país. É claro que ele fez bonito em segurar a Ferrari de Sebastian Vettel, que é sim superior, mas também não tem uma diferença tão gigantesca. Mesmo assim, parabéns ao Felipe...

Agora vamos para o melhor momento da corrida, para todos os homens é claro, quando a Williams comemorou o terceiro lugar de Massa, uma certa integrante da equipe do "Tio Frank" acabou não conseguindo sair do alambrado da mesma forma dos outros colegas, fazendo a felicidade de muitos. A verdade é que ela é bonita, e pronto...


Quero lembrar também a falta de Piers Courage, que há 45 anos morria no GP da Holanda de 1970, 1970, ano do tri, que também merece seus créditos, também há exatos 45 anos...

Amanhã temos mais uma postagem, obrigado por ler...

Imagens tiradas de facebook.com, continentalcircus.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário