sábado, 22 de agosto de 2015

GP Memorável 52# - Grã-Bretanha 1984


Semanas depois do fantástico GP de Dallas a Fórmula 1 chegava á Brands Hatch, que novamente sediava o GP britânico, que prometia para aquele ano. A descoberta das irregularidades do carro da Tyrrell colocou a equipe em xeque para a disputa da corrida em casa, já que, depois de descobrirem que o carro estava abaixo do peso, foi descoberto bolinhas de chumbo que os carros levavam nos depósitos de água, o que era proibido.


Ken Tyrrell teve que apelar para conseguir correr em Brands Hatch, entrando com um recurso no tribunal, para evitar a exclusão de sua equipe da temporada de 1984. No meio de toda essa confusão, o "Tio Ken" teve que anunciar um substituto para Martin Brundle, que sofreu um forte acidente em Dallas. Além de Stefan Johansson, outro que voltava á categoria era Jo Gartner, novamente pela Osella que estava animada depois dos pontos conquistados no calor dos EUA.


E por último, antes de começar os treinos foi anunciado a entrada de uma nova equipe para a temporada de 1985, a Minardi... Depois de tudo isso, mais drama com o gravíssimo acidente de Johnny Ceccoto na sexta-feira, quando o venezuelano acabou saindo da pista e batendo de frente no muro. O impacto causou graves fraturas em suas pernas, que chegaram a correr risco de serem amputadas pela falta de circulação de sangue.

Ao fim dos treinos, Nelson Piquet surpreendeu a todos com a pole com um tempo de 1:10.869, quase 0.200s mais rápido do que Alain Prost. Na segunda fila tínhamos Niki Lauda com Elio de Angelis ao seu lado, Keke Rosberg era 5º, com Derek Warwick logo atrás e Ayrton Senna conquistando um ótimo 7º posto. Fechando o TOP TEN estavam Michele Alboreto, Nigel Mansell e Patrick Tambay.


Com a ajuda dos motores BMW, Manfred Winkelhock era o 11º colocado e Thierry Boutsen era o 12º, seguidos por René Arnoux, Teo Fabi e Marc Surer. Em 16º estava Jacques Laffite, Riccardo Patrese era 17º, Eddie Cheever o 18º, o MITO o 19º e 20º era François Hesnault. Nas últimas posições estavam Piercarlo Ghinzani, Huub Rothengatter, Jonathan Palmer, Philippe Alliot, Stefan Johansson, Stefan Bellof e Jo Gartner, que não se classificou para a prova.

Numa reviravolta, a Osella exigiu que Jo Gartner largasse, usando o argumento que Bellof e Johansson não deveriam largar. E com isso, 27 carros estavam no grid de Brands Hatch, esperando as luzes se apagarem para que a corrida se iniciasse. Na largada, tudo transcorre normalmente, com Piquet segurando Prost e Lauda.


Na descida para a Graham Hill, Eddie Cheever roda e causa vários acidentes, com Gartner batendo na barreira de pneus, Philippe Alliot passando por cima da Alfa e Stefan Johansson no meio de tudo isso. Com isso, já havíamos perdido quatro carros. Por incrível que pareça, a corrida continuou, com Warwick passando de Angelis e Senna passa Mansell e Tambay.

Ayrton Senna vinha fazendo uma prova fantástica em Brands Hatch, e agora já era o 6º colocado depois de passar por Michele Alboreto enquanto Keke Rosberg tinha problemas e ia para os boxes. Se aproximava-nos da 10º volta, e a única mudança que aconteceu foi que Teo Fabi passou por Thierry Boutsen. Mas a alegria do italiano não duraria uma volta, já que ele abandonaria.


Piquet tenta segurar Prost e Lauda e vem numa velocidade absurda conquistada por causa dos motores TAG-Porsche. O brasileiro bem que tentou, mas na 12º volta Alain fez a manobra na Paddock Hill, seguido por outra manobra na Druids, agora de Niki Lauda. Nesse exato momento, Jonathan Palmer perde o controle de sua RAM e bate na entrada da reta dos boxes.

A posição perigosa de três carros na pista fez a prova ser paralisada, coisa que beneficiou Nelson Piquet que foi aos boxes. Até aquele momento a classificação estava assim: Piquet, Prost, Lauda, Warwick, de Angelis, Senna, Alboreto, Tambay, Mansell, Boutsen, de Cesaris, Arnoux, Laffite, Surer, Patrese, Ghinzani, Bellof, Hesnault e Rothengatter.


Depois de uma hora de espera, os roncos dos motores voltaram a ser ouvidos em Brands Hatch. Na segunda largada, mesmo com pneus novos, Nelson Piquet sai mal e perde a liderança para a Prost. Tambay pulou fenomenalmente da 8º para a 5º colocação, enquanto Ayrton Senna ainda perdeu outra posição para Alboreto.

Logo o jovem brasileiro da surpreendente Toleman começou a fazer pressão nos adversários, passando por Michele Alboreto na volta 13, enquanto Andrea faria isso na volta seguinte. As Ferraris não estavam rendendo na pista britânica, especialmente do italiano. Logo outros problemas começam a aparecer, com Jacques Laffite abandonando a prova e deixando a Williams sem representantes.

Volta de Johansson á categoria,,,

Huub Rothengatter começou a sofrer problemas, e com isso o holandês foi para os boxes para tentar resolver. Depois de 5 minutos, o Spirit volta a pista. Enquanto isso, Patrick Tambay segura Elio de Angelis, que por sua vez também segura Ayrton Senna, que tem um carro muito mais equilibrado do que dos ponteiros.

Lá na frente, Niki Lauda ainda ataca Nelson Piquet, que se defende bravamente. Mais atrás, Thierry Boutsen tem problemas e abandona enquanto Nigel Mansell comete um erro, roda, e abandona depois de passar num estacionamento. René Arnoux agora era o 9º após passar o companheiro. Voltas depois, Niki Lauda consegue passar por Nelson Piquet e assume a segunda colocação.


Mais atrás, Stefan Bellof passa por Marc Surer e assume a 14º posição. Prost começa a ter problemas, fazendo que Niki Lauda se aproximasse, enquanto Andrea de Cesaris vem disputando bravamente com René Arnoux e Michele Alboreto. Senna e de Angelis finalmente conseguem ultrapassar Tambay, Na 37º volta, Alain finalmente para e coloca Lauda no caminho da vitória, enquanto Piquet é segundo e Warwick o terceiro.

Enquanto isso, Alboreto finalmente passa por Arnoux e vai á guerra com o MITO, que não quer perder essa 7º colocação. Lá na frente, Senna continua a atacar de Angelis, que ainda tem mais de 5s de vantagem para o brasileiro graças a soma dos tempos das duas baterias da corrida. Na disputa pela décima colocação, Patrese finalmente passa pela Osella de Ghinzani.


Em última, Huub Rothengatter já nem é computado como piloto que ainda está na corrida, por estar muitas voltas atrás de Lauda. Michele Alboreto se arrisca, e consegue a ultrapassagem em cima de de Cesaris que volta a segurar René Arnoux, que já devia estar completamente furioso com o piloto da Ligier segurando-o.

Piquet tenta se aproximar do líder, mas o motor TAG-Porsche impossibilita tal coisa. E finalmente, os dois foram para fora da pista, Arnoux tacou o carro no italiano, que jogou o carro em cima do francês. A Ferrari saiu intacta e voltou para a corrida, enquanto a Ligier teve estragos maiores, mas nada que fizesse ele abandonar a corrida.


Enquanto Piquet começa a ter problemas com seu motor BMW, Ayrton Senna finalmente passa por de Angelis, que começa a perder muito terreno para o jovem brasileiro. Agora, a Toleman via seu piloto precisar abrir mais de 5s para subir ao pódio novamente, o que seria uma conquista e tanto num circuito que tem boas retas para os motores mais potentes.


Tambay assumiu a 5º colocação de Piquet que se arrastava para terminar, mas a alegria do francês logo acabou quando ele perdeu seu turbo. Agora o novo quinto colocado era Michele Alboreto, enquanto o bicampeão tentava se assegurar na última colocação pontuável. Em vão.... René Arnoux cruza a linha de chegada em 6º depois de uma prova difícil.

Niki Lauda voltou a comemorar uma vitória em 1984, enquanto Derek Warwick foi saudado pela torcida britânica ao voltar ao pódio com a Renault. Senna deu show, e surpreendeu a todos com o pódio que veio na base da sorte e do talento. Terminando os lugares pontuáveis, Elio de Angelis, Michele Alboreto e René Arnoux, enquanto Nelson Piquet foi 7º colocado.


RESULTADOS:

  1. 8 - Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - 1:29:28.532 - 9pts
  2. 16 - Derek Warwick - Renault Elf - +42.423 - 6pts
  3. 19 - Ayrton Senna - Toleman Hart - +1:03.328 - 4pts
  4. 11 - Elio de Angelis - Lotus Renault - +1 Volta - 3pts
  5. 27 - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - +1 Volta - 2pts
  6. 28 - René Arnoux - Scuderia Ferrari - +1 Volta - 1pt
  7. 1 - Nelson Piquet - Brabham BMW - +1 Volta
  8. 15 - Patrick Tambay - Renault Elf - Turbo
  9. 24 - Piercarlo Ghinzani - Osella Alfa Romeo - +3 Voltas
  10. 26 - Andrea de Cesaris - Ligier Renault - +3 Voltas
  11. 4 - Stefan Bellof - Tyrrell Ford - +3 Voltas
  12. 17 - Marc Surer - Arrows BMW - +4 Voltas
  13. 22 - Riccardo Patrese - Benetton Team Alfa Romeo - +5 Voltas
  14. 21 - Huub Rothengatter - Spirit Hart - NC
  15. 25 - François Hesnault - Ligier Renault - Elétrico - OUT
  16. 7 - Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - Caixa de Câmbio - OUT
  17. 12 - Nigel Mansell - Lotus Renault - Caixa de Câmbio - OUT
  18. 18 - Thierry Boutsen - Arrows BMW - Elétrico - OUT
  19. 5 - Jacques Laffite - Williams Honda - Bomba d'água - OUT
  20. 10 - Jonathan Palmer - RAM Hart - Acidente - OUT
  21. 14 - Manfred Winkelhock - ATS BMW - Elétrico - OUT
  22. 6 - Keke Rosberg - Williams Honda - Motor - OUT
  23. 3 - Stefan Johansson - Tyrrell Frod - Colisão - OUT
  24. 23 - Eddie Cheever - Benetton Team Alfa Romeo - Colisão - OUT
  25. 9 - Philippe Alliot - RAM Hart - Colisão - OUT
  26. 30 - Jo Gartner - Osella Alfa Romeo - Colisão - OUT
  27. 20 - Johnny Cecotto - Toleman Hart - DNQ
Esses foram os pilotos que se inscreveram para a corrida
Volta Mais Rápida: Niki Lauda - 1:13:191 - Volta 57


Curiosidades:
- 398º GP
- 22º Vitória de Niki Lauda
- 20º Melhor Volta de Niki Lauda
- 36º Vitória da McLaren
- 6º Vitória do Motor TAG-Porsche
- 2º Pódio de Ayrton Senna
- 2º Pódio da Toleman
- 3º Pódio de Derek Warwick


  • MELHOR PILOTO: Ayrton Senna
  • SORTUDO: René Arnoux / Michele Alboreto
  • AZARADO: Alain Prost / Nelson Piquet
  • SURPRESA: Ayrton Senna
Todos pensavam que aquela performance de Senna em Mônaco havia sido só por causa da chuva, mas estavam enganados, Ayrton surpreendeu em Brands Hatch e conquistou um lindo terceiro posto em sua melhor corrida pela Toleman, que naquele ano tinha um carro fantástico para o brasileiro. Arnoux e Alboreto tiveram sorte, pois enfrentaram problemas, seja técnicos, seja em disputas, e ainda terminaram nos pontos graças aos abandonos de Prost e Piquet, que perderam pontos importantes...


Campeonato de Pilotos:
  1. 7 - Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - MP4/2 - 34,5pts/35,5pts
  2. 8 - Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - MP4/2 - 33pts
  3. 11 - Elio de Angelis - Lotus Renault - 95T - 26pts/29pts
  4. 28 - René Arnoux - Scuderia Ferrari - 126C4 - 23pts/24pts
  5. 6 - Keke Rosberg - Williams Honda - FW09/FW09B - 20pts/20,5pts
  6. 16 - Derek Warwick - Renault Elf - RE50 - 19pts
  7. 1 - Nelson Piquet - Brabham BMW - BT53 - 18pts
  8. 27 - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - 126C4 - 11pts/11,5pts
  9. 19 - Ayrton Senna - Toleman Hart - TG183B/TG184 - 8pts/9pts
  10. 3 - Martin Brundle - Tyrrell Ford - 012 - 8pts/0pts
  11. 15 - Patrick Tambay - Renault Elf - RE50 - 7pts/8pts
  12. 12 - Nigel Mansell - Lotus Renault - 95T - 6pts
  13. 4 - Stefan Bellof - Tyrrell Ford - 012 - 5pts/0pts
  14. 5 - Jacques Laffite - Williams Honda - FW09/FW09B - 4pts/5pts
  15. 2 - Teodorico Fabi - Brabham BMW - BT53 - 3pts/4pts
  16. 22 - Riccardo Patrese - Benetton Team Alfa Romeo - 184T - 3pts
  17. 23 - Eddie Cheever - Benetton Team Alfa Romeo - 184T - 3pts
  18. 26 - Andrea de Cesaris - Ligier Renault - JS23 - 2pts/3pts
  19. 24 - Piercarlo Ghinzani - Osella Alfa Romeo - FA1F - 2pts
  20. 18 - Thierry Boutsen - Arrows Ford/BMW - A6/A7 - 1pt/3pts


Campeonato de Construtores:
  1. Marlboro McLaren International - McLaren TAG-Porsche - MP4/2 - PRO/LAU - 67,5pts/68,5pts
  2. Scuderia Ferrari SpA SEFAC - Ferrari - 126C4 - ALB/ARN - G - 34,5pts/35,5pts
  3. John Player Team Lotus - Lotus Renault - 95T - ANG/MAN - G - 32,5pts/35pts
  4. Équipe Renault Elf - Renault - RE50 - TAM/WAR - M - 26pts/27pts
  5. Williams Grand Prix Engineering - Williams Honda - FW09/FW09B - LAF/ROS - G - 24pts/25,5pts
  6. MRD International - Brabham BMW - BT53 - PIQ/TFA/CFA - M - 21pts/22pts
  7. Tyrrel Racing Organisation - Tyrrell Ford - 012 - BRU/JOH/BEL - G - 13pts/0pts
  8. Toleman Group Motorsport - Toleman Hart - TG183B/TG184 - SEN/CEC - P - 8pts/9pts
  9. Benetton Team Alfa Romeo - Alfa Romeo - 184T - PAT/CHE - G - 6pts
  10. Ligier Loto - Ligier Renault - JS23 - HES/CES - M - 2pts/3pts
  11. Osella Squadra Corse - Osella Alfa Romeo - FA1F - GHI/GAR - P - 2pts
  12. Barclay Nordica Arrows BMW - Arrows Ford/BMW - A6/A7 - SUR/BOU - G - 1pt/3pts
Imagens tiradas do Google Imagens - F1-History.Deviantart.com - GPExperts.com.br

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