domingo, 30 de agosto de 2015

GP Memorável 58# - Alemanha 1984


Dias depois do GP da Grã-Bretanha, em Brands Hatch, a F-1 chegava á Alemanha, para mais uma corrida em Hockenheimring. Nesses quinze dias que haviam se passado, o Caso Tyrrell ainda pegava mais fogo do que o motor BMW. Stefan Bellof, sabendo que isso daria com uma exclusão á Tyrrell, já nem queria mais saber da categoria, e por isso decidiu focar no Campeonato de Marcas, onde estava disputando pelo título.

Com isso, a Tyrrell perdeu um de seus pilotos, e por isso teve que correr atrás do atual líder do campeonato de Fórmula 2, Mike Thackwell. A Toleman ainda não arranjara um segundo piloto, já que ela não tinha um segundo chassis pronto. Mas a equipe já começava a sondar outro piloto, que poderia vim da equipe do "Tio Ken", quando ela não corresse mais naquela temporada.


Nos treinos, o motor seria fundamental, por isso não surpreenderia caso uma McLaren ou uma Brabham partisse da ponta. Prost sofreu para conseguir a ponta, não enfrentando Lauda ou Piquet, mas Elio de Angelis que foi fantástico com sua Lotus, para ser o segundo. As duas Renaults faziam a segunda fila, com Warwick afrente de Tambay. Piquet era apenas o quinto, tendo Michele Alboreto entre ele e Niki Lauda.

Teo Fabi se beneficiou do motor BMW e da experiência que vinha conquistando para largar em oitavo, na frente da Toleman de Ayrton Senna. Fechando o top ten, René Arnoux. Andrea era o 11º colocado, com Laffite e Winkelhock logo atrás. Na batalha interna da Arrows, Surer foi mais rápido do que Boutsen. Nigel Mansell era apenas décimo sexto, um mico para alguém que tinha um companheiro largando na primeira fila.


François Hesnault era o 17º, com Eddie Cheever ao seu lado. Keke Rosberg era apenas o 19º colocado, outro mico, mas que dessa vez não teve o piloto como culpado, mas o motor Honda, que não rendeu bem. Patrese foi um dos poucos homens a fazer no Q1 sua volta mais rápida, por isso era o vigésimo. Ghinzani conseguiu se classificar na frente de Alliot e Gartner, enquanto Huub Rothengatter "voou" com sua Spirit para largar na frente de Palmer, que por sua vez tinha ambas as Tyrrells atrás.

Stefan Johansson e Mike Thackwell sofreram muito, mas quem conseguiu tirar tudo do carro foi o sueco, que conseguiu o 26º tempo, eliminando seu companheiro neozelandês. No domingo, apesar de um templo nublado, a probabilidade era de uma corrida no seco, com boas chances de surpresa, já que o circuito de Hockenheimring permitia muitos abandonos.


Na largada, Piquet surpreendeu a todos a pular de 5º para 3º, superando as Renaults, que viram Elio de Angelis fazer uma saída excepcional e tomar a ponta de Alain Prost. Ayrton Senna também largou bem, de nono foi para sexto. O brasileiro da Toleman logo conseguiria passar por Tambay, indo em busca de um quarto lugar, que era de Derek Warwick.

Keke Rosberg, que vinha lá de trás, fez uma ótima corrida. Em duas voltas, sua 19º colocação se tornou 12º. Outro piloto que se recuperava era Nigel Mansell, que atacava Laffite e Cheever. Na 4º volta, Ayrton roda e abandona após bater no guard-rail. Apesar do forte impacto, sai bravo e sem apresentar qualquer dor.

Antes desse abandono, Tambay já havia perdido posições Lauda, Fabi e Lauda, e agora para Keke Rosberg, que por sua vez passa por Teo e vai para cima do carro da McLaren, que também consegue fazer a manobra em cima da Renault de Warwick, que é mais uma vítima da fantástica recuperação do finlandês da Williams.


Na 7º volta, o turbo Renault da Lotus de de Angelis estoura, e lá se vai a chance de uma fantástica vitória do italiano, que, enquanto vai para os boxes recolher, vê Nelson Piquet passar por Alain Prost e tomar a ponta. Três voltas depois, foi a vez de Rosberg parar, mas com problemas elétricos, uma pena, já que o finlandês vinha muito bem...

Jacques Laffite, companheiro de Rosberg, vinha se recuperando bem também, mas, na mesma volta do finlandês teve problemas, quando era o 8º. Outros pilotos também faziam boa prova, Arnoux já tinha passado por Michele Alboreto, Mansell era o oitavo agora, Cheever, Boutsen e Hesnault passariam por de Cesaris e estariam a beira do top ten, que rapidamente poderia se tornar top six...


Até a 20º volta a classificação era: Piquet, Prost, Lauda, Warwick, Fabi, Tambay, Mansell, Arnoux, Cheever, de Cesaris, Hesnault, Winkelhock, Johansson e Rothengatter. Até então, o motor e o turbo eram as principais causas de abandonos, que já assolavam os carros de motores Alfa Romeo, Hart, Honda e até Ferrari, com a desistência de Alboreto...

Agora o motor BMW não aguentaria mais, infelizmente, e com isso Nelson Piquet perderia mais uma vitória por causa de seu motor. Com isso, Mansell já era o sexto, enquanto, caso não houvesse abandonado, Rosberg poderia ser o segundo. Na 28ª volta foi a vez de Teodorico Fabi parar por causa de seu motor alemão.


Eddie Cheever e Manfred Winkelhock seriam os últimos pilotos a abandonar, enquanto Prost e Lauda dominava a corrida lá na frente, sem nenhuma disputa. A maior disputa agora era entre as Ligiers, com Hesnault tomando a frente de de Cesaris duas vezes até o italiano parar de brincar e finalmente ficar com o sétimo lugar.

Na 33º volta, Nigel Mansell conseguiu passar Tambay no que foi a última ultrapassagem que valia pontos, já que ao fim de 44 voltas tudo acabou, com Alain Prost vencendo, seguido por Niki Lauda e Derek Warwick. E na última posição pontuável, René Arnoux, que ainda queria voltar a disputar um título...


RESULTADOS:
  1. 7 - Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - 1:24:43.210 - 9pts
  2. 8 - Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - +3.149s - 6pts
  3. 16 - Derek Warwick - Renault Elf - +36.423s - 4pts
  4. 12 - Nigel Mansell - Lotus Renault - +51.663s - 3pts
  5. 15 - Patrick Tambay - Renault Elf - +1:11.949 - 2pts
  6. 28 - René Arnoux - Scuderia Ferrari - +1 Volta - 1pt
  7. 26 - Andrea de Cesaris - Ligier Renault - +1 Volta
  8. 25 - François Hesnault - Ligier Renault - +1 Volta
  9. 4 - Stefan Johansson - Tyrrell Ford - +2 Voltas
  10. 21 - Huub Rothengatter - Spirit Hart - +4 Voltas
  11. 14 - Manfred Winkelhock - ATS BMW - Câmbio - OUT
  12. 23 - Eddie Cheever - Benetton Team Alfa Romeo - Motor - OUT
  13. 2 - Teodorico Fabi - Brabham BMW - Turbo - OUT
  14. 1 - Nelson Piquet - Brabham BMW - Motor - OUT
  15. 22 - Riccardo Patrese - Benetton Team Alfa Romeo - Alimentação - OUT
  16. 24 - Piercarlo Ghinzani - Osella Alfa Romeo - Falha Elétrica - OUT
  17. 30 - Jo Gartner - Osella Alfa Romeo - Turbo - OUT
  18. 27 - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - Motor - OUT
  19. 10 - Jonathan Palmer - RAM Hart - Turbo - OUT
  20. 6 - Keke Rosberg - Williams Honda - Falha Elétrica - OUT
  21. 5 - Jacques Laffite - Williams Honda - Motor - OUT
  22. 18 - Thierry Boutsen - Arrows BMW - Motor - OUT
  23. 11 - Elio de Angelis - Lotus Renault - Turbo - OUT
  24. 9 - Philippe Alliot - RAM Hart - Temperatura - OUT
  25. 19 - Ayrton Senna - Toleman Hart - Acidente - OUT
  26. 17 - Marc Surer - Arrows BMW - Turbo - OUT
  27. 3 - Mike Thackwell - Tyrrell Ford - DNQ
Esses eram os pilotos inscritos para a corrida
Volta Mais Rápida: Alain Prost - 1:53.538 - Volta 31


Curiosidades:
- 399º GP
- 13º Vitória de Alain Prost
- 4º E Último Pódio de Derek Warwick
- 37º Vitória da McLaren
- 20º Pole Position da McLaren
- 25º Melhor Volta da McLaren
- 7º Vitória do Motor TAG-Porsche


  • MELHOR PILOTO: Nigel Mansell / Keke Rosberg
  • SORTUDO: Alain Prost
  • AZARADO: Nelson Piquet / Elio de Angelis
  • SURPRESA: N/H
Mansell fez uma corrida fantástica, saindo da 16º colocação, escalar o grid, até chegar ao fantástico 5º posto, entre as Renaults. Rosberg então nem se fala, fazendo uma linda corrida até onde seu carro resistiu, o que não foi muito... Alain Prost, teve sorte, pois se Elio de Angelis e Nelson Piquet não tivessem problemas terminariam no pódio.


Campeonato de Pilotos:
  1. 7 - Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - MP4/2 - 43,5pts
  2. 8 - Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - MP4/2 - 39pts
  3. 11 - Elio de Angelis - Lotus Renault - 95T - 36,5pts
  4. 28 - René Arnoux - Scuderia Ferrari - 126C4 - 24,5pts
  5. 16 - Derek Warwick - Renault Elf - RE50 - 23pts
  6. 6 - Keke Rosberg - Williams Honda - FW09/FW09B - 20pts
  7. 1 - Nelson Piquet - Brabham BMW - BT53 - 18pts
  8. 27 - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - 126C4 - 11pts
  9. 15 - Patrick Tambay - Renault Elf - RE50 - 9pts
  10. 12 - Nigel Mansell - Lotus Renault - 95T - 9pts
  11. 19 - Ayrton Senna - Toleman Hart - TG183B/TG184 - 8pts
  12. 3 - Martin Brundle - Tyrrell Ford - 012 - 8pts
  13. 4 - Stefan Bellof - Tyrrell Ford - 012 - 5pts
  14. 5 - Jacques Laffite - Williams Honda - FW09/FW09B - 4pts
  15. 2 - Teodorico Fabi - Brabham BMW - BT53 - 3pts
  16. 22 - Riccardo Patrese - Benetton Team Alfa Romeo - 184T - 3pts
  17. 23 - Eddie Cheever - Benetton Team Alfa Romeo - 184T - 3pts
  18. 26 - Andrea de Cesaris - Ligier Renault - JS23 - 2pts
  19. 24 - Piercarlo Ghinzani - Osella Alfa Romeo - FA1F - 2pts
  20. 18 - Thierry Boutsen - Arrows Ford/BMW - A6/A7 - 1pt

Campeonato de Construtores:
  1. Marlboro McLaren International - McLaren TAG-Porsche - MP4/2 - PRO/LAU - M - 82,5pts
  2. Scuderia Ferrari SpA SEFAC - Ferrari - 126C4 - ALB/ARN - G - 35,5pts
  3. John Player Team Lotus - Lotus Renault - 95T - ANG/MAN - G - 35,5pts
  4. Équipe Renault Elf - Renault - RE50 - TAM/WAR - M - 32pts
  5. Williams Grand Prix Engineering - Williams Honda - FW09/FW09B - LAF/ROS - G - 24pts
  6. MRD International - Brabham BMW - BT53 - PIQ/TFA/CFA - M - 21pts
  7. Tyrrell Racing Organisation - Tyrrell Ford - 012 - BRU/JOH/BEL/THA - G - 13pts
  8. Toleman Group Motorsport - Toleman Hart - TG183B/TG184 - G - 8pts
  9. Benetton Team Alfa Romeo - Alfa Romeo - 184T - PAT/CHE - G - 6pts
  10. Ligier Loto - Ligier Renault - JS23 - HES/CES - M - 2pts
  11. Osella Squadra Corse - Osella Alfa Romeo - FA1F - P - 2pts
  12. Barclay Nordica Arrows BMW - Arrows Ford/BMW - A6/A7 - SUR/BOU - G - 1pt
Imagens tiradas do Google Imagens - GPExperts.com.br - F1-history.deviantart.com

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