terça-feira, 5 de janeiro de 2016

GP Memorável 57# - Holanda 1984


Apenas uma semana se passou depois do GP austríaco e os pilotos já estavam em Zandvoort, na Holanda, para mais uma corrida em um circuito que a cada ano que passava ficava ainda mais defasado, sem estrutura para acomodar público, equipes, jornalistas e até pilotos que enfrentavam um péssimo asfalto aliado a sujeira que chegava a pista a cada ventania mais forte.

Com Gerhard Berger ausente, a ATS inscreveu apenas um carro para Manfred Winkelhock, que ao final do GP reclamaria da falta de organização da equipe alemã. Além disso, a Tyrrell ainda tentava resolver seus problemas, com a pena de ser excluída do campeonato, para talvez ir a Monza, onde Martin Brundle voltaria ao cockpit depois de se recuperar da lesão sofrida em Dallas. Sabendo disso, a Toleman já adiantou o contrato de Stefan Johansson para o GP italiano.


Nos treinos, Alain Prost conseguiu ser mais rápido do que Nelson Piquet, cravando a pole position e fazendo a primeira fila com o brasileiro. Elio de Angelis era o terceiro com Derek Warwick em quarto, Patrick Tambay em quinto e Niki Lauda, com Keke Rosberg, Jacques Laffite, Michele Alboreto e Teo Fabi fechando o top ten, respectivamente.

Thierry Boutsen alinhou ao lado de Nigel Mansell, que teve problemas mecânicos nos treinos, enquanto Ayrton Senna estava com Andrea de Cesaris ao seu lado. René Arnoux era apenas o décimo quinto, enquanto Manfred Winkelhock o seguia com Eddie Cheever e Riccardo Patrese logo atrás. Marc Surer era o décimo nono, com François Hesnault abrindo o "portal dos pequenos".

Bellof finalmente estava de volta ao grid depois de se ausentar na Alemanha
e não se qualificar na Áustria

Piercarlo Ghinzani foi mais rápido do que Jonathan Palmer e Jo Gartner, enquanto Stefan Bellof e Stefan Johansson conseguiam alinhar suas Tyrrells no grid de largada, que tinha, na última fila, Philippe Alliot e o piloto da casa, Huub Rothengatter, que correria com sua Spirit pintada de laranja. Bem patriótico, não é?

Nos bastidores, o domingo de manhã foi movimentado com o anúncio, que deveria ser secreto, de que Ayrton Senna foi contratado pela Lotus, o que abalou todos na equipe Toleman, que prometeu revidar em cima do piloto brasileiro que manteve isso em total sigilo, sabendo que o contrato com a equipe do "Tio Ted" ia até o final de 1985. Outro rumor crescia naquele fim-de-semana: Niki Lauda conversava com Gérard Larrousse para ir para a Renault, já que Ron Dennis havia cortado seu salário pela metade.

Apesar de tudo isso, o que realmente marcou o início de domingo foi um acidente que, por pouco, não se transformou em uma tragédia. Por estar ali, ao lado do mar, pelos seus 40 anos de história sem nenhuma grande reforma, Zandvoort sofria com a ferrugem que todos os elementos no ar estavam a fazer em sua estrutura. Uma escadaria acabou cedendo e ferindo tanto as pessoas que estavam nela, quanto as que estavam em volta, atrasando em 40 minutos o início do Warm-Up.


A corrida teve sua largada embaixo de um céu limpo, com Nelson Piquet tomando a ponta depois de Alain Prost patinar na largada enquanto Tambay conseguia passar por Warwick e Elio de Angelis. Outro piloto que fez ótima largada foi Keke Rosberg, tomando a quinta colocação enquanto Niki Lauda caia para a nona posição. Com problemas, Manfred Winkelhock se arrasta na pista.

Ainda na primeira volta, Andrea de Cesaris e Eddie Cheever se estranham, saem da pista e perdem várias posições, com o norte-americano levando a pior ao cair para a penúltima colocação. Lauda começa a sua recuperação ultrapassando Michele Alboreto na disputa pelo oitavo posto, enquanto Keke Rosberg, com um carro equilibrado, vem forçando para ir ao ataque de Elio de Angelis, que por sua vez tenta passar por Patrick Tambay.


Na quarta volta, Rosberg já ultrapassa o italiano da Lotus, seguindo ao ataque do piloto francês da Renault que cede apenas um giro depois. Mais atrás, Ayrton Senna ultrapassa Teo Fabi e Thierry Boutsen, além de Andrea de Cesaris superar Piercarlo Ghinzani e François Hesnault. Stefan Bellof, batalhando internamente com Stefan Johansson, supera o companheiro sueco para assumir a 20º colocação. No fundo do pelotão, Eddie Cheever inicia sua recuperação passando por Joanthan Palmer e Philippe Alliot.

Thierry Boutsen vem perdendo posições como água, agora é a vez de René Arnoux ultrapassar o belga para ficar com a 12º colocação. Logo a frente, Lauda ultrapassa Jacques Laffite e vai ao ataque de Derek Warwick, que também é facilmente superado pelo líder do campeonato. Michele Alboreto estoura seu motor Ferrari e abandona na 7º volta.


Niki Lauda agora é quarto, logo atrás de Keke Rosberg, após passar por Patrick Tambay. Na liderança, Nelson Piquet vê seu motor BMW ir pelos ares junto com mais uma vitória em 1984. Momentos depois, o austríaco já ultrapassa o finlandês da Williams para ir ao ataque de seu companheiro de equipe, o francês Alain Prost, que vem poupando desde o início da prova.

Teo Fabi consegue passar por Ayrton Senna para ser o oitavo colocado, enquanto Nigel Mansell ainda fica preso atrás de Thierry Boutsen. Mais atrás, Eddie Cheever já se aproxima de ambas as Tyrrells para assumir a décima sétima colocação, enquanto, no fundo do pelotão, Manfred Winkelhock já passa por Huub Rothengatter.


Enquanto Niki Lauda tenta se aproximar de Alain Prost, Elio de Angelis duela com Patrick Tambay ainda pela quarta colocação, com Derek Warwick assistindo o duelo de longe. Os primeiros retardatários começam a aparecer, e, obviamente, um deles era Manfred Winkelhock, que naquele dia estava impossível para os outros pilotos.

Stefan Johansson já havia passado por Stefan Bellof quando Ayrton Senna teve seu Hart fumando na volta 19, momentos antes de Winkelhock seguir com suas atrapalhadas com os lideres. Depois de atrapalhar Patrick Tambay, e ainda mais Elio de Angelis, jogando o italiano para fora da pista, o alemão acabou encontrando seu final numa barreira de pneus após se chocar com Derek Warwick, que vinha segurando Jacques Laffite, que por sua vez, vê seu motor Honda estourar. 



Determinado como sempre, Nigel Mansell finalmente ultrapassa por Thierry Boutsen, assumindo a 7º colocação depois da parada de Teo Fabi. Dois giros depois, foi a vez de René Arnoux ceder para o Leão da Lotus que entra na zona de pontuação. Na 33º volta, Andrea de Cesaris se junta aos pilotos que abandonaram por causa de seus motores, enquanto François Hesnault é suplantado por Eddie Cheever na disputa pela 11º colocação.

Riccardo Patrese agora ultrapassa por Thierry Boutsen, ficando logo atrás da Ferrari de René Arnoux. Lá na frente, Patrick Tambay decide ir aos boxes para trocar seu jogo de pneus, voltando na nona posição, entre as duas Alfas, já que Teo Fabi conseguiu passar por Patrese e Boutsen rapidamente. Na volta 44, o francês da Renault começa a se recuperar após ultrapassar o italiano da equipe do trevo.


Lauda tentava se aproximar do companheiro, mas o francês, esperto, aumenta o ritmo e tem sorte com os retardatários, abrindo para o austríaco. Rosberg anda sem nenhuma preocupação na terceira posição, mas mais atrás, as duas Lotus lutam bravamente pela quarta colocação. René Arnoux acaba tendo uma queda de desempenho que o fazem perder duas posições rapidamente. Eddie Cheever também sofre com problemas e agora anda no mesmo nível de Thierry Boutsen, perdendo as chances de algum ponto na corrida após ir aos boxes para trocar os pneus.

Alain Prost se aproxima para abrir uma volta de vantagem cima de Elio de Angelis e Nigel Mansell, enquanto Keke Rosberg começa a perder desempenho se juntando a dupla da Lotus que agora batalham pelo pódio. Em manobras arriscadas e ariscas, mas sem cometer erros, o Leão acaba ultrapassando seu companheiro, e, uma volta depois, o seu futuro companheiro, ainda tirando a volta de atraso para Prost, que novamente volta a poupar o carro com Niki Lauda ficando cada volta mais atrasado.


As paradas de Cheever e Arnoux dão um novo gás para os dois pilotos de equipes italianas, mas não o suficiente para alcançar Patrick Tambay, que, com problemas em sua quinta marcha, já havia sido superado por Teo Fabi. Rothengatter abandona a sua prova caseira por problemas no regulador, enquanto Thierry Boutsen vê sua suspensão ceder logo depois da Panorama.

Os carros começam a se arrastar na pista, com Alliot conseguindo ultrapassar Gartner no fundo do pelotão. Rosberg ainda tenta se manter na quarta colocação, mas a falta de combustível dificulta a tarefa para o finlandês. Cheever e Arnoux, que estavam tão fortes, tem seus problemas e param, concretizando mais um abandono para o estadunidense que não vê a bandeira xadrez desde o primeiro GP, quando pontuou.


Nas últimas voltas, Keke Rosberg também para por falta de combustível, dando a sexta colocação para Patrick Tambay, que batalha com seu Renault tendo problemas de câmbio. As McLarens, em mais um domingo dominado por elas, vencem de forma fácil em Zandvoort, enquanto o jovem Nigel Mansell impressiona mais uma vez para terminar na terceira colocação. de Angelis é quarto com Fabi e Tambay fechando os pontuáveis.

E assim terminou a prova que deu o título de Campeã de Construtores para a McLaren TAG-Porsche, um título merecido para uma equipe que batalhou duro para aquele momento. Lauda ainda se mantinha na liderança do Campeonato de Pilotos, mas com uma diferença menor para Alain Prost, em uma batalha puramente da equipe britânica pelo mais importante título do ano...


RESULTADOS:

  1. 7 - FRA - Alain Prost - McLaren TAG-Porsche - 1:37:21.468s - 9pts
  2. 8 - AUT - Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - +10.283s - 6pts
  3. 12 - GBR - Nigel Mansell - Lotus Renault - +1:19.544s - 4pts
  4. 11 - ITA - Elio de Angelis - Lotus Renault - +1 Volta - 3pts
  5. 2 - ITA - Teodorico Fabi - Brabham BMW - +1 Volta - 2pts
  6. 15 - FRA - Patrick Tambay - Renault Elf - +1 Volta - 1pt
  7. 25 - FRA - François Hesnault - Ligier Renault - +2 Voltas
  8. 3 - SUE - Stefan Johansson - Tyrrell Ford - DSQ
  9. 4 - ALE - Stefan Bellof - Tyrrell Ford - DSQ
  10. 6 - FIN - Keke Rosberg - Williams Honda - Falta de Combustível
  11. 10 - GBR - Jonathan Palmer - RAM Hart - +4 Voltas
  12. 9 - FRA - Philippe Alliot - RAM Hart - +4 Voltas
  13. 28 - FRA - René Arnoux - Scuderia Ferrari - Elétrico
  14. 30 - AUT - Jo Gartner - Osella Alfa Romeo - +5 Voltas
  15. 23 - EUA - Eddie Cheever - Benetton Team Alfa Romeo - Falta de Combustível
  16. 18 - BEL - Thierry Boutsen - Arrows BMW - Acidente - OUT
  17. 21 - HOL - Huub Rothengatter - Spirit Hart - Regulador - OUT
  18. 22 - ITA - Riccardo Patrese - Benetton Team Alfa Romeo - Motor - OUT
  19. 26 - ITA - Andrea de Cesaris - Ligier Renault - Motor - OUT
  20. 5 - FRA - Jacques Laffite - Williams Honda - Motor - OUT
  21. 16 - GBR - Derek Warwick - Renault Elf - Rodada - OUT
  22. 14 - ALE - Manfred Winkelhock - ATS BMW - Rodada - OUT
  23. 19 - BRA - Ayrton Senna - Toleman Hart - Motor - OUT
  24. 17 - SUI - Marc Surer - Arrows BMW - Roda - OUT
  25. 1 - BRA - Nelson Piquet - Brabham BMW - Pressão do Óleo - OUT
  26. 24 - ITA - Piercarlo Ghinzani - Osella Alfa Romeo - Vazamento de Combustível - OUT
  27. 27 - ITA - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - Motor - OUT
Esses foram os pilotos que participaram da prova
Volta Mais Rápida: René Arnoux - 1:19.465 - Volta 64


Curiosidades:
- 401º GP
- Realizado no dia 26 de agosto de 1984
- Último GP da Tyrrell em 1984
- 14º vitória de Alain Prost
- 12º e última volta mais rápida de René Arnoux
- 39º vitória da McLaren
- 100º melhor volta da Ferrari
- 100º GP da Arrows
- 9º vitória do motor TAG-Porsche
- 100º melhor volta do motor Ferrari
- Marlboro McLaren International (McLaren TAG-Porsche) é Campeã do Mundo


  • MELHOR PILOTO: Nigel Mansell
  • SORTUDO: Patrick Tambay
  • AZARADO: Keke Rosberg
  • SURPRESA: N/H
Nigel Mansell, vindo lá de trás não cometeu erros e fez uma prova limpa para conquistar um ótimo pódio. Patrick Tambay tinha tudo para ganhar alguns merecidos pontos em Zandvoort, mas depois da parada parecia que isso não era possível, por sorte, Rosberg teve problemas depois de fazer uma fantástica prova com um dos melhores carros de todo grid, para que o francês terminasse na sexta colocação.


Campeonato de Pilotos:
  1. 8 - AUT - Niki Lauda - McLaren TAG-Porsche - 54pts/54pts
  2. 7 - FRA - Alain Prost - Mclaren TAG-Porsche - 52,5pts/53,5pts
  3. 11 - ITA - Elio de Angelis - Lotus Renault - 29,5pts/32pts
  4. 28 - FRA - René Arnoux - Scuderia Ferrari - 24,5pts/25pts
  5. 1 - BRA - Nelson Piquet - Brabham BMW - 24pts/24pts
  6. 16 - GBR - Derek Warwick - Renault Elf - 23pts/23pts
  7. 6 - FIN - Keke Rosberg - Williams Honda - 20pts/20,5pts
  8. 27 - ITA - Michele Alboreto - Scuderia Ferrari - 15pts/15,5pts
  9. 12 - GBR - Nigel Mansell - Lotus Renault - 13pts/13pts
  10. 15 - FRA - Patrick Tambay - Renault Elf - 10pts/11pts
  11. 19 - BRA - Ayrton Senna - Toleman Hart - 8pts/9pts
  12. 3 - GBR - Martin Brundle - Tyrrell Ford - 8pts/0pts
  13. 2 - ITA - Teodorico Fabi - Brabham BMW - 8pts/9pts
  14. 4 - ALE - Stefan Bellof - Tyrrell Ford - 5pts/0pts
  15. 6 - FRA - Jacques Laffite - Williams Honda - 4pts/5pts
  16. 22 - ITA - Riccardo Patrese - Benetton Team Alfa Romeo - 3pts/3pts
  17. 23 - EUA - Eddie Cheever - Benetton Team Alfa Romeo - 3pts/3pts
  18. 18 - BEL - Thierry Boutsen - Arrows Ford/BMW - 3pts/5pts
  19. 26 - ITA - Andrea de Cesaris - Ligier Renault - 2pts/3pts
  20. 24 - ITA - Piercarlo Ghinzani - Osella Alfa Romeo - 2pts/2pts
  21. 17 - SUI - Marc Surer - Arrows Ford/BMW - 1pt/1pt

Campeonato de Construtores:
  1. GBR - Marlboro McLaren International - McLaren TAG-Porsche - MP4/2 - PRO/LAU - M - 106,5pts/107,5pts
  2. GBR - John Player Team Lotus - Lotus Renault - 95T - ANG/MAN - G - 42,5pts/45pts
  3. ITA - Scuderia Ferrari SpA SEFAC - Ferrari - 126C4 - ALB/ARN - G - 39,5pts/40,5pts
  4. FRA - Équipe Renault Elf - Renault - RE50 - TAM/WAR - M - 33pts/34pts
  5. GBR - MRD International - Brabham BMW - BT53 - PIQ/TFA/CFA - M - 32pts/33pts
  6. GBR - Williams Grand Prix Engineering - Williams Honda - FW09/FW09B - LAF/ROS - G - 24pts/25,5pts
  7. GBR - Tyrrell Racing Organisation - Tyrrell Ford - 012 - BRU/JOH/BEL/THA - G - 13pts/0pts
  8. GBR - Toleman Group Motorsport - Toleman Hart - TG183B/TG184 - SEN/CEC - P/M - 8pts/9pts
  9. ITA - Benetton Team Alfa Romeo - Alfa Romeo - 184T - PAT/CHE - G - 6pts/6pts
  10. GBR - Barclay Nordica Arrows BMW - Arrows Ford/BMW - A6/A7 - SUR/BOU - G - 4pts/6pts
  11. FRA - Ligier Loto - Ligier Renault - JS23 - HES/CES - M - 2pts/3pts
  12. ITA - Osella Squadra Corse - Osella Alfa Romeo - FA1F - GHI/GAR - P - 2pts/2pts
Imagens tiradas do Google Imagens - F1-History.deviantart.com - GPExperts.com.br

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