terça-feira, 10 de maio de 2016

10 anos - Schumacher vence na última prova em Imola


A abertura da temporada europeia, mais uma vez, era em Imola, palco de grandes alegria para a Ferrari. A escuderia italiana tinha o intuito de voltar a vencer após as três primeiras etapas serem dominadas pela Renault, e, para isso, eles precisavam desestabilizar a equipe francesa desde o treino que definiria as posições no grid.

Michael Schumacher voltou a ser o poleman com o tempo de 1:22.795, seguido de perto pelos dois carros da Honda, com Jenson Button em segundo e Rubens Barrichello em terceiro. Por apenas 0.007s, Felipe Massa conseguiu uma vaga na segunda fila, deixando Fernando Alonso na quinta posição, ao lado de Ralf Schumacher. Fechando o top ten estavam Juan Pablo Montoya, Kimi Räikkönen, Jarno Trulli e Mark Webber.


Giancarlo Fisichella conseguiu apenas o décimo primeiro posto, seguido por Jacques Villeneuve e Nico Rosberg, com David Coulthard em décimo quarto, Nick Heidfeld em décimo quinto e Vitantonio Liuzzi em décimo quinto. Na parte final do grid estavam Christian Klien, Scott Speed, Tiago Monteiro, Christijan Albers, Takuma Sato e Yuji Ide, com um tempo, assustadoramente, de quase 2s mais lento do que o companheiro.

O domingo é de sol em Imola, e a partida é feita sem nenhum contratempo, com Schumacher tomando a ponta seguido por Button, enquanto Barrichello perde a posição para Massa e Alonso, Mais atrás, Räikkönen é ultrapassado por Trulli e Webber, enquanto Villeneuve supera Fisichella. Num circuito tão travado como o de Enzo e Dino Ferrari, uma boa largada era essencial.


Ainda na primeira volta, na parte inferior do pelotão, Yuji Ide comete mais um de seus erros bizarros, agora colocando em extremo risco a vida de outro competidor. O japonês conseguiu capotar Christijan Albers em plena "Villeneuve". Por sorte, o holandês saiu ileso do acidente, visivelmente irritado com a manobra de Ide, que foi aos boxes.

O Safety Car entrou na pista, e, após mais um ótimo trabalho dos fiscais italianos, a prova foi reiniciada na terceira volta. Com problemas na direção, Jarno Trulli vai ao box para abandonar, enquanto, mais atrás, Liuzzi perde o décimo sexto posto para Speed e Klien depois de rodar. Sem nenhuma mudança, a prova passa a ser monótona, faltando poucos instantes para a primeira rodada de paradas.

Na volta 14, Rubens Barrichello é o primeiro dos ponteiros a ir aos boxes, fazendo uma parada problemática que custaria um lugar na zona de pontos. No giro seguinte Button faz sua troca, retornando sem problemas na oitava posição. Os próximos a parar seriam Massa, Schumacher e Montoya, deixando Alonso na liderança momentânea da prova.

Barrichello perdeu a chance de conquistar bons pontos em Imola

O espanhol iria aos boxes no vigésimo quinto giro, superando Felipe Massa e Jenson Button para assumir a importante segunda colocação, iniciando uma perseguição a Schumacher. O único carro da Honda que ainda tinha esperanças de conquistar um resultado decente enfrentaria problemas em sua segunda parada. O "mecânico-do-pirulito" ergueu demasiado cedo a placa, fazendo com que Button saísse com parte da mangueira de combustível. O britânico ainda retornaria, mas apenas na oitava posição.

Pressionando Schumacher, Alonso tenta a sorte e para mais cedo, voltando logo atrás de Montoya. Na volta seguinte, o alemão também faria sua parada, conseguindo a façanha de retornar a frente do espanhol da Renault. Quem se deu mal com sua segunda ida aos boxes foi Massa, que parou cedo demais e viu Juan Pablo Montoya assumir o terceiro posto.


Nas últimas 10 voltas, a emoção da prova seria a mesma da edição de 2005: perseguição pela vitória. Agora Alonso estava no lugar de Schumacher, e Schumacher no lugar de Alonso. No fim, o alemão venceu mais uma, mas nada que melhorasse o quadro na tabela de classificação. Montoya fechou o pódio, enquanto Felipe Massa, Kimi Räikkönen, Mark Webber, Jenson Button e Giancarlo Fisichella finalizaram nos pontos.

Na classificação de pilotos, Alonso continuava com uma grande vantagem, agora com 36 pontos, enquanto Schumacher tem apenas 21. O terceiro colocado é Räikkönen, com 18, enquanto Fisichella e Montoya estão empatados com 15. Já a tabela de construtores continua com Renault em seu topo, com 51 pontos comparados aos 33 e 30 de McLaren e Ferrari, respectivamente.

Imagens tiradas do F1-Fansite.com

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