terça-feira, 26 de julho de 2016

25 anos - Quando Senna quase morreu no Hockenheimring


Há 25 anos, Ayrton Senna poderia ter morrido no Hockenheimring. A história é um tanto quanto esquecida, sobretudo pelo fato de ter sido num daqueles testes tão obscuros que sequer existem imagens para comprovar sua realização.

Tal como ocorreu com Patrick Depailler cerca de onze anos antes, nenhuma foto foi tirada do momento do acidente, e pior, sequer do MP4/6 totalmente destruído. O futuro tricampeão teve sorte em sair com apenas algumas escoriações do espetacular acidente, que, pela sua magnitude, poderia te-lo vitimado três anos antes do fatídico fim-de-semana de Imola.

Tudo aconteceu rapidamente: um furo no pneu traseiro direito fez Senna perder o controle do carro aos 300Km/h quando se aproximava da primeira chicane. O brasileiro tentou segurar sua McLaren, mas este acabou rodando, tocando na zebra e levantando voo, capotando várias vezes e vindo parar com as rodas viradas para baixo, totalmente destruída e com seu piloto em choque dentro do cockpit. Surpreendentemente, Senna se manteve consciente durante todo o ocorrido, guardando para si uma fantástica história para contar aos netos, coisa que infelizmente não aconteceria...

Poucas testemunhas viram o acidente, e uma delas explicou para o desenhista italiano Giuliano Giovetti como este aconteceu. Achei a foto no Continental Circus do Paulo Alexandre Teixeira, que por sua vez recebeu do Felipe Vaamonde. Por isso, gostaria de agradece-los.

Há 25 anos, Ayrton Senna já poderia não estar entre nós...

Nenhum comentário:

Postar um comentário