quinta-feira, 1 de junho de 2017

Rondel

Clive Walton, Ron Dennis, Neil Trundle e Preston Anderson em 1972.

Eram trinta e seis anos apenas de McLaren. Ronald Dennis, nascido na pequena cidade de Woking em 1947, evoluiu no mesmo passo que a Fórmula 1 durante as décadas de 70 e 80. Passando de mecânico, à serviço de Jack Brabham, para se tornar líder da segunda equipe mais vencedora de todos os tempos, o inglês conquistou 7 dos 8 mundias de construtores da McLaren.

Neste dia que marca seu 70º aniversário, lembro o que esteve a fazer no início da década de 70, antes de começar seus "projetos" (piada cretina detectada!) e ser catapultado para a compra da McLaren nos anos 80.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Depois da saída de Jack Brabham, Ron Dennis e seu amigo Neil Trundle, em 1971, decidiram criar uma equipe de Fórmula 2, que correria com velhos carros da equipe Brabham. Ainda sem patrocínio, os ingleses tiveram sorte após a namorada de Dennis conseguir, por meio de contatos, o nome de Tony Vlassopulos, que mais tarde também estaria envolvido na fundação da Token (que deu à Pryce seu primeiro ponto na Fórmula 1).

Dennis, Schenken e Trundle

Com ninguém mais do que Graham Hill na equipe, Trundle e Dennis (a junção de seu nomes criou o nome da equipe: Rondel) viram a primeira vitória vir logo na segunda corrida, em Thruxton. A evolução do time era grandiosa. No ano seguinte a presença e as vitórias de Carlos Reutemann e Henri Pescarolo criariam um clima propicio para o primeiro carro próprio da equipe, o M1.

Um ano antes, em 1972, a Motul já havia passado a patrocinar a equipe, o que ajudou ainda mais na contratação de Ray Jessop, que projetaria o M1 de 1973. Apesar do medo, o carro seria um sucesso. Henri Pescarolo, mais uma vez, e Tim Schenken conquistariam as duas últimas vitórias da equipe.

O crescimento era claro. Mas o dinheiro, que tanto era necessário, estava em falta. O sonho era pular para a Fórmula 1, mas a falta de fundos e a saída da Motul do automobilismo foram fatais para Ron Dennis e Neil Trundle, que tiveram que fechar a equipe no inverno de 1974, quando um bólido, com configurações de Fórmula 1, era projetado (mais tarde, este seria o Token RJ02).

Seria o fim da primeira empreitada de Dennis como chefe de equipe. Mas já estava claro que ele tinha habilidade para a coisa. Graham Hill ficara impressionado com o profissionalismo e o detalhismo apresentados pela equipe, características famosas de Ron.

Feliz aniversário, Ronald!

Imagens tiradas do Google Imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário